sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Eliseu Padilha luta para que todos sejam doadores presumidos de órgãos

Eliseu Padilha na Câmara dos Deputados PMDB
Hoje (01/10/2010), comemora-se o Dia Mundial de Doação de Órgãos. Para o deputado federal Eliseu Padilha este dia é especial, pois ele está trabalhando na Câmara dos Deputados para aprovar seu Projeto de Lei 5764/2009, que estabelece a doação presumida de órgãos.

Isto quer dizer que: “Fica presumida a autorização para doação de tecidos, órgãos ou partes do corpo humano, para finalidade de transplantes ou terapêutica post mortem, salvo manifestação de vontade em contrário”. O PL já se encontra pronta para ser apreciado pelo Plenário da Casa. 

Para o deputado Padilha, o programa brasileiro de transplante de órgãos é um dos mais avançados programas públicos do mundo, mas ainda há carência por órgãos para transplante. “A carência por órgãos para transplante é grande, visto que é cada vez maior em nossa população a frequência de doenças crônicas que terminam por exigir tratamento por meio de transplantes”, justifica o deputado. Eliseu Padilha acredita que uma das formas para aumentar a disponibilidade de órgãos para transplantes seria a adoção da doação presumida de órgãos.

“Acredito que a sociedade brasileira é solidária e que se encontra mais esclarecida a respeito do tema”, afirma. O PL do deputado Padilha também abre uma possibilidade para aqueles que não gostariam de ser doadores. “Todo indivíduo que não queira ser doador de órgãos e tecidos deverá obrigatoriamente ter registrado em documento público de identidade o seu desejo de não ser doador de órgãos e tecidos. Assim, presumir-se-á como doador de órgãos e tecidos todos os demais”, prevê a matéria. 

 Thatiana Souza (Assessoria de Imprensa)

Nenhum comentário:

COMPARTILHE:

COMPARTILHE: