quinta-feira, 24 de abril de 2014

Eliseu Padilha recebe resposta do superintendente do Porto de Rio Grande


Date: Thu, 24 Apr 2014 14:17:43 -0300
From: Dirceu Lopes - Superintendente do Porto do Rio Grande 
To: Deputado Eliseu Padilha
Subject: Re: Notícias sobre o Porto do Mercosul

Prezado Deputado Eliseu Padilha, 

Em nenhum momento da conversa com a Jornalista Carolina Bahia afirmei que V.Sa. teria  assumido o compromisso de apoiar a construção de um porto de grande calado no Uruguai. Disse que a intenção do Governo Uruguaio teria sido tratado já no Governo FHC. Lembro, pois sou rio-grandino, que a discussão naquela época  de preparar e  transformar o Porto do Rio Grande no Porto concentrador de cargas do Mercosul era contrapor qualquer possibilidade de acontecer um Porto de águas profundas ao lado do porto gaúcho. 

Toda a luta dos Gaúchos, sempre foi a de dar condições de infraestrutura e operacionalidade ao Porto do Rio Grande. O tema e a vontade do Governo Uruguaio não é nova e ultrapassou governos. Posso ter me equivocado na questão temporal, mas certamente este não é um tema novo para ninguém. Caso não tenha sido tratado o tema por V.Sa., peço desculpas pelo equivoco. A citação foi para demonstrar que o tema não é novo e que esta vontade do Governo Uruguaio em ter a ajuda do Brasil na construção de um Porto de águas profundas perpassou governos. Não tiro a legitimidade Uruguaia em buscar desenvolver seu País.

É diferente escrever que "foi tratado o tema" com "teria assumido o compromisso". Não é do meu caráter  produzir inverdades. Como Ministro, já estive interinamente nesta condição, tratamos de inúmeros temas, o fato de tratar destes temas não quer dizer que tenha a nossa concordância. 

O objetivo neste momento é preparar nosso Porto para que seja o mais eficiente do País. Já somos no quesito "grãos" queremos se-lo nas demais cargas. O Governo Federal está alocando recursos para dragagem de aprofundamento, construção de cais, VTMIS, bacias de evolução e sinalização. Isto nos fará mais competitivos e preparados para cumprir o papel de ser o Porto o do Mercosul. 

Abaixo reproduzo a conversa que tive com a Jornalista Carolina Bahia no rede social Facebook a fim de dirimir dúvidas. 
Fico a sua disposição.
Cordialmente
Dirceu Lopes - Superintendente do Porto do Rio Grande
  • Quarta
  • Dirceu Lopes
    Dirceu Lopes

    Olá...como sempre hoje li a tua coluna. Um reparo...esta questão do Porto de Rocha começou antes do Gov. Lula. O então Ministro Padilha já havia tratado desta intenção do Governo Uruguaio.

    ...o debate fica prejudicado pelo momento eleitoral. As opiniões são dadas na maioria das vezes sem conhecimento de causa.
  • Carolina Bahia
    Carolina Bahia


    oi! Mas prejudica ou não o movimento no porto de Rio Grande?
  • Dirceu Lopes
    Dirceu Lopes
    ...no mundo capitalista temos que ser competitivos. O investimento para este ano no Porto é para que tenhamos estas condições. O Porto de Rocha é tese...tem alguma coisa protocolada no BNDES? Não...fica difícil discutir tese...

    ...vc acha que tendo viabilidade técnica e econômica na construção do Porto de Rocha alguém não o fará? Minha preocupação é tornar o Porto do Rio Grande o mais eficiente e competitivo...
  • Carolina Bahia
    Carolina Bahia
    acho que fará. Mas jamais em ano eleitoral!

  • Dirceu Lopes
    Dirceu Lopes
    ...esta pauta não é nova...claro que o momento ajuda para fazer proselitismo politico...
  • Quarta
  • Carolina Bahia
    Carolina Bahia
    vou citar a tua colocação na coluna.

Leia mais: Eliseu Padilha contesta afirmações do Superintendente do Porto de Rio Grande

Nenhum comentário:

COMPARTILHE:

COMPARTILHE: