segunda-feira, 18 de maio de 2009

Eliseu Padilha faz balanço dos Congressos Estaduais

Eliseu Padilha presidente da FUG
Eliseu Padilha presidente da FUG
O deputado Eliseu Padilha, presidente da Fundação Ulysses Guimarães Nacional e secretário-geral do PMDB-RS, fez um balanço dos Congressos Estaduais que estão sendo realizados no País, com a finalidade de elaborar um Plano de Governo para o PMDB e discutir os rumos partidários. 

Ao todo cinco estados realizaram seus encontros, 14 estão agendados e oito ainda estão definindo a melhor data. “Há uma grande vibração pela oportunidade do militante em poder participar na definição dos rumos do seu partido, do seu Estado e do Brasil”, avalia Eliseu Padilha.

As propostas apresentadas pela base nestes congressos serão fundidas pelo Grupo de Trabalho formado pela direção da FUG e do PMDB, os deputados federais Lelo Coimbra (ES) e Colbert Martins (BA) e o senador Valter Pereira (MS), juntamente com meio acadêmico, para que se tenha a primeira versão do Plano de Governo do PMDB para o Brasil. Tão logo esta síntese esteja concluída, será realizado um Seminário com os presidentes estaduais do PMDB e da FUG, os deputados federais e os senadores, que com base na primeira versão do plano, definirão as propostas que serão apresentadas no Congresso Nacional do Partido e na Convenção Nacional. 

“Realizaremos uma convenção do PMDB, pois esta é a instância partidária com competência para aprovar a proposta de governo, que será enviada aos municípios do Brasil, para ser conhecida e unificar o discurso”, defende Eliseu Padilha

Em uma rápida entrevista o presidente da FUG Nacional faz um balanço dos Congressos e suas perspectivas: 

Qual o balanço que o senhor faz dos Congressos Estaduais que estão acontecendo pelo Brasil? 

Eliseu Padilha – Temos recebido manifestações de alegria e reconhecimento de companheiros da base partidária, de municípios de todos os Estados da Federação. Há uma grande vibração pela oportunidade do militante poder participar na definição dos rumos do seu estado e do Brasil. Já realizamos cinco Congressos. Quatorze estão com data marcada e em oito estados ainda há tratativas para definição da data do Congresso. 

Quais são os pontos fundamentais que estão sendo discutidos nos Congressos? 

Eliseu Padilha – Em todos os quadrantes do País, apenas com alteração na ordem de prioridade, os peemedebistas dizem ser mais importante: o emprego e a geração de renda; a educação universal, de qualidade e gratuita; a saúde universal, de qualidade e gratuita; a segurança e o desenvolvimento integral para toda a população. 

Os estados estão mesmo interessados em participar? 

Eliseu Padilha – A retomada do debate partidário onde é assegurada a participação de todos os peemedebistas está sendo muito bem recebida pelas direções estaduais tanto do Partido quanto da Fundação. 

E, no plano nacional, há o mesmo interesse? 

Eliseu Padilha – Nacionalmente, isto é oferecido pelo engajamento maciço dos companheiros de todos os estados da Federação. Não sei dizer se já houve, em outros tempos, tamanho engajamento e participação dos peemedebistas, em todo o Brasil, respondendo a um chamamento da Direção Nacional do Partido ou da Fundação.

Fonte: PMDB-RS

Nenhum comentário:

COMPARTILHE:

COMPARTILHE: