sexta-feira, 22 de novembro de 2013

PMDB participa de seminário para discutir o uso e a importância das redes sociais

Presidente nacional da Fundação Ulysses Guimarães deputado Eliseu Padilha
  Durante o evento os parlamentares tiveram a oportunidade
de identificar as principais redes sociais, seu uso e alcance
Brasília (DF)- Peemedebistas e assessores de imprensa interessados em entender as inovações nas comunicações após a difusão das redes sociais na internet participaram na quarta-feira (20), em Brasília, do seminário Conexão- Mídias Sociais, promovido pela Fundação Ulysses Guimarães.

O presidente nacional da Fundação Ulysses Guimarães, o deputado Eliseu Padilha (PMDB-RS) abriu o evento destacando a importância do debate sobre as mídias sociais no atual cenário político. “Temos a oportunidade hoje, de conhecer o que vai ser a grande ferramenta das eleições de 2014. Quem fizer campanha pelo modo convencional, poderá partir para o insucesso. Ou adentramos as novas mídias, ou seremos mandados sair se não nos adequarmos”, avaliou.

Padilha lembrou que, em 2011, foi realizada uma ampla pesquisa nacional sobre a percepção da política pela população e 89,8% dos brasileiros não “ligavam” para os partidos políticos. E isso foi com relação a todos os partidos. E apenas 10,2% estavam interessados, e são praticamente o público que já atua em ambientes políticos. “O que avaliamos é que a legitimação política dos representantes estava em risco” explicou.

As manifestações que aconteceram este ano em todo o Brasil expressam qual é a vontade popular, segundo o presidente da Fundação em junho de 2013 esses 90% foram para as ruas e disseram o que eles querem. “Eles querem uma democracia eficiente. O que eles querem dizer é ”eu não aceito representante político” ou ainda ”ninguém me representa”. Essa é a voz daqueles 90%. E agora vem o porquê deste evento: quem conscientizou esses 90% em relação aos políticos, foram às mídias sociais”, observou Padilha.

Para o presidente da instituição a internet fez uma revolução no mundo, ele explica que a democratização da informação é uma realidade que mudou a relação da população com as informações sobre política. “O papel da Fundação é difundir esses novos conhecimentos. Quero ter, depois das eleições de 2014, a convicção de que fizemos tudo o que podíamos”, concluiu.

O jornalista Marcos Martinelli, que têm experiência em comunicação política e partidária, apresentou o painel Marketing Político na Era Digital, durante sua apresentação Martinelli fez uma retrospectiva histórica, desde a Era do rádio, passando pela popularização de comícios de rua, a entrada da televisão no processo eleitoral e evolução dos meios de comunicação com a chegada da internet e dos smartphone. “Hoje cada vez menos as pessoas estão dispostas a sair de casa para ir participar de comícios, que também foram dificultados com as novas legislações. A interação com o leitor está mudando, como mudou a forma como as pessoas estão buscando informação. O eleitor não é apenas receptivo, ele quer participar. As pessoas vêm conversando pelas redes sociais e os políticos tradicionais que não consegue se comunicar com esse público vão perder espaço”, alertou.

Para exemplificar a mudança no processo eleitoral e o aumento da participação política nas redes sociais, Martinelli apresentou um resumo das inovações trazidas pela campanha á presidência dos Estados Unidos, pelo candidato Barack Obama.

Os dados mostrados pelo palestrante revelam o impacto das estratégias adotadas pela equipe do Obama. Somente no portal oficial de campanha (mybarackobama.com) foram criados mais de dois milhões de perfis. O uso das ferramentas da internet, além de criar um clima positivo na campanha, rendeu três milhões de doadores online. “A campanha de Obama focou no indivíduo e usou redes sociais de forma efetiva para alcançar grande público e foram dezenas de redes utilizadas. No You Tube, Obama teve 905% visualização a mais que o outro candidato McCain”, enfatizou.

Já o especialista em Marketing Álvaro Franco e a consultora em Marketing Digital Helena Hoy destacaram a importância de entender para que serve cada uma das redes Facebook, Twitter, Instagram e o modo mais eficiente de se usar cada uma das redes, inclusive no período eleitoral. Helena aproveitou a ocasião para apresentar um vídeo sobre o crescimento econômico da classe C e sua relação com as mídias sociais.

Beto Andrade, jornalista e publicitário que também participou do seminário, no painel Comunicação Digital Na Pratica, se aprofundou sobre o setor público, setor privado e terceiro setor quanto à utilização da internet. Para Andrade, a internet é a mais nova plataforma de comunicação, organizacional social e consolidação da cidadania.

Para encerrar esse encontro o coordenador da Rede PMDB 15, apresentou o projeto, que é um laboratório para construir alicerces de mobilização para as campanhas de 2014 e 2018. 
 
Fonte: PMDB na câmara - enviado por Christina Abelha

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