quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Um novo pacto pelo Rio Grande começa a ser desenhado

Deputados aprovam correção das dívidas de estados, municípios e DF
Os deputados gaúchos tiveram importante participação na aprovação em Plenário, hoje, 23, da emenda substitutiva ao Projeto de Lei Complementar 238/13, do Executivo, que muda o índice de correção das dívidas de estados, Distrito Federal e municípios junto à União.

Por 344 votos a 9, os deputados  aprovaram o recálculo que valerá a partir de janeiro de 2013. Uma das principais mudanças em relação ao substitutivo anterior foi a inclusão de dívidas assumidas pela União que bancos estaduais privatizados detinham em relação aos governos a eles vinculados. 

Para o deputado federal, Eliseu Padilha, “ hoje tivemos uma primeira amostra do que é possível fazer pelos gaúchos quando seu interesse é colocado acima dos pessoais de seus líderes em todos os partidos. Um pacto pelo Rio Grande começa a ser desenhado.  Só com ele nosso Estado poderá dar respostas satisfatórias a nossa gente”.

 Segue abaixo a íntegra da defesa do deputado Padilha em Plenário:

O SR. PRESIDENTE (Amauri Teixeira) - Vamos abrir a palavra aqui rapidinho para alguns Parlamentares e voltar à votação.

Com a palavra o Deputado Eliseu Padilha.

 


O SR. ELISEU PADILHA (PMDB-RS. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu quero inicialmente cumprimentar a Presidência, a Relatoria e o Governo pela sensibilidade que tiveram com esse tema da renegociação da dívida dos Estados e Municípios.

Eu sou gaúcho e tenho pregado no Rio Grande que nós temos que construir um pacto novo em favor do Estado. E aqui, hoje, para a minha alegria, devo dizer que o Governo do Estado e todos os partidos do Rio Grande do Sul estiveram unidos para viabilizar o nosso Estado. Essa negociação abre a porta da viabilização. 

Há instantes, eu falava com o Deputado Henrique Fontana que nós vamos ter uma redução próxima à viabilidade plena do Estado. Nós vamos poder começar a caminhar tendo, lá adiante, ao final do túnel — que nós já vimos onde está —, a plena viabilidade.

Esse pacto pelo Rio Grande certamente não vai ser encerrado aqui, com essa votação. Nós deveremos prosseguir com outras medidas lá no Estado. E que fique claro que os interesses do povo gaúcho estão acima das nossas circunstanciais diferenças momentâneas. 
Esse era o registro que eu queria fazer.
Crédito da foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados

Nenhum comentário:

COMPARTILHE:

COMPARTILHE: