sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Projeto de Eliseu Padilha obriga o estudo da ética e da cidadania nos ensinos infantil, fundamental, médio e superior

Projeto de Eliseu Padilha obriga o estudo da ética e da cidadania
O conhecimento da ética e da cidadania poderá se tornar obrigatório no Brasil, para educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, e também como disciplina complementar e optativa no ensino superior, caso seja aprovado o Projeto de Lei (PL) 4838/2012, de autoria do deputado Eliseu Padilha, protocolado no dia 12 de dezembro de 2012. 

Para o parlamentar, “grande parte dos problemas que afligem os brasileiros no século XXI estão relacionados à falta ou a perda dos valores éticos universais, fundamentais para um convívio social saudável e harmonioso. Daí a importância de resgatarmos para toda a população, nas escolas de educação infantil, de ensino fundamental, de médio e até o ensino superior o estudo da ética e da cidadania, visando o desenvolvimento responsável da cidadania e a efetiva preparação para a vida em sociedade”. 

O projeto apresentado visa contribuir para facilitar e aprimorar a vida de todos os cidadãos brasileiros, a partir do conhecimento da ética e da cidadania, proporcionando a inserção positiva do indivíduo na vida em sociedade e tornando as relações interpessoais mais humanas, mais responsáveis e mais justas. 

“A melhor educação preocupa-se em formar cidadãos aptos a viver em sociedade. A escola é o espaço social que vem após a experiência familiar, onde a criança aprende a ser independente, responsável, criativa, a construir seus conceitos, a ser livre e a ser crítica, promovendo, assim, o seu desenvolvimento pessoal e social, preparando-a adequadamente para vida em sociedade”, argumentou Padilha. 

Em sua justificativa, o deputado aponta o egoísmo, o individualismo exacerbado, a ganância desmedida, a injustiça, o caos urbano, a miséria, a violência nas cidades e no trânsito e a corrupção como alguns dos problemas que assolam o cotidiano brasileiro, refletindo a insuficiência e/ou a falta dos indispensáveis valores éticos para a harmoniosa vida em sociedade.


Um comentário:

Rafa Morawski disse...

Quando eu fiz publicidade, tivemos 3 meses de cadeira sobre ética. Só neste curso eu tive esta temática. Nenhum outro. Fiz faculdade de marketing e não teve.

COMPARTILHE:

COMPARTILHE: