quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Líder do PMDB busca apoio de Eliseu Padilha à PEC da Defensoria da União

Prossegue a mobilização dos defensores públicos federais em conquistar maior autonomia administrativa à instituição. Na tarde desta sexta-feira (26), o líder da bancada do PMDB, deputado Márcio Biolchi, acompanhou representantes da categoria em encontro com o deputado federal Eliseu Padilha (PMDB), quando reforçou a importância da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 82/11. 

"É o caminho para ampliarmos os serviços da Defensoria Pública da União (DPU) para importantes municípios do interior", reforçou Biolchi. Já aprovada em dois turnos no Senado, a PEC teve parecer favorável na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, onde Padilha teve participação direta nos debates em favor da maior autonomia à DPU. 

"A causa é boa e não há qualquer dúvida sobre sua repercussão positiva na sociedade", destacou Padilha. Ele próprio se encarregou de iniciar, já na próxima semana, das tratativas de definição dos parlamentares que integrarão a Comissão Especial encarregada de analisar o mérito da proposta, antes da votação definitiva em plenário. 

"Depende muito desta composição conseguir votar a PEC ainda este ano", avalia Padilha, ressaltando a necessidade da categoria se manter mobilizada "somando esforços". Além de Porto Alegre, apenas outras quatro cidades têm os serviços (Bagé, Canoas, Pelotas e Santa Maria), o que acaba sobrecarregando em termos de números de processos para os 50 defensores federais lotados no RS. 

A categoria aponta a necessidade da presença de unidades da DFU no mínimo em mais 18 cidades do interior, entre elas Carazinho, Passo Fundo, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Novo Hamburgo e Uruguaiana, especialmente para suprir a demanda de ações na área da saúde, assistência social e na Justiça do Trabalho. 

“A Defensoria da União precisa acompanhar toda esta expansão da Justiça, do contrário teremos comunidades desassistidas”, ponderou Biolchi. O chefe da Defensoria da União no RS, Alexandre Vargas Aguiar, e o representantes regionais da ANADEF (Associação Nacional dos Defensores Federais) acompanharam a audiência com Padilha, ocorrida no escritório político do deputado, em Porto Alegre. 




Nenhum comentário:

COMPARTILHE:

COMPARTILHE: