segunda-feira, 9 de abril de 2012

Memória: Em 1997, o deputado federal Eliseu Padilha foi empossado Ministro dos Transportes

Eliseu Padilha empossado Ministro dos Transportes
Em 22 de maio de 1997, o deputado federal Eliseu Padilha foi empossado Ministro dos Transportes no Governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso. Permaneceu frente à pasta quase cinco anos (até 16 de novembro de 2001), na qual realizou uma verdadeira revolução no setor de transportes do Brasil.

No Rio Grande do Sul, Padilha projetou e efetivou as maiores obras do setor de transportes no estado, importantes para a economia, para a segurança e para o meio ambiente. Expandiu o metrô de Sapucaia para São Leopoldo e projetou a extensão dos trilhos até Novo Hamburgo, bem como a Linha 2 nos trechos Sarandi-Mercado-Azenha. Investiu R$ 230 milhões no sistema de trens urbanos da região metropolitana de Porto Alegre. Com a expansão da Linha 1, o metrô gaúcho aumentou o transporte de passageiros em 31% e as tarifas ficaram quatro anos sem sofrer aumento.

Além disso, recuperou os molhes do Porto de Rio Grande e executou 25% da obra de ampliação, com investimentos que somaram R$ 395 milhões. O porto riograndino foi transformado em porto concentrador e distribuidor de cargas (hub port), sendo hoje o principal porto do Mercosul. A movimentação de contêineres cresceu mais de 250% entre 1995 e 2002. Além disso, o então ministro implantou a Hidrovia do Mercosul, com a dragagem e sinalização da Lagoa Mirim e a modernização dos Portos de Estrela, Pelotas e Porto Alegre, criando, assim, uma grande via navegável entre o sul do país e o Uruguai.

Importantes trechos da malha rodoviária federal no Rio Grande do Sul foram pavimentados ou duplicados por Eliseu Padilha. Foi duplicado o trecho de 60,1 quilômetros da BR-386, conhecida como "Tabaí-Canoas" ou "Estrada da Produção", investimento que custou R$ 67,8 milhões ao Governo Federal. A duplicação da BR-101 entre Palhoça (SC) e Osório (RS) foi licenciada e licitada, e os recursos foram garantidos por meio de financiamento internacional. Esse trecho soma-se à duplicação da BR-290 de Guaíba até Pântano Grande e da BR-116 de Guaíba a Pelotas, para completarem a Rodovia do Mercosul, obra que facilita o transporte e aumenta as exportações brasileiras para a Argentina e o Uruguai.

Eliseu Padilha construiu a Rodovia da Maçã (BR-295) entre Vacaria e a BR-101 (SC) Transformou a "Estrada do Inferno" em “Estrada da Esperança”, com a pavimentação da BR-101 entre Mostardas e São José do Norte. E, ainda, pavimentou a BR-392 entre Cerro Largo e Porto Xavier, na região das Missões, noroeste do estado. O então ministro dos Transportes também projetou a Via Expressa, um conjunto de 21 obras na BR-116 entre Porto Alegre e Estância Velha, com investimentos de R$ 63,5 milhões em viadutos, passarelas e pistas laterais.

Crédito das fotos: Arquivo Ministério dos Transportes

Nenhum comentário:

COMPARTILHE:

COMPARTILHE: