segunda-feira, 19 de março de 2012

Curso de Formação Política para a Juventude é lançado no RJ em Congresso.

Eliseu Padilha, presidente da Fundação Ulysses
Rio de Janeiro (RJ) – O presidente nacional da Fundação Ulysses Guimarães, deputado Eliseu Padilha (RS), apresentou ao 2º Congresso Nacional da JPMDB o novo curso de Formação Política para a Juventude, que será ministrado pelo ensino a distância.

“Até hoje mais de duzentos mil companheiros do PMDB já passaram pelos cursos da Fundação. Buscamos a formação política com base na academia. Fizemos um convênio com a UnB e com a UFRGS e contratamos mestres e doutores nas áreas de conhecimento específicas e eles se tornaram coordenadores do cursos que nós oferecemos. Hoje esse trabalho esta sendo feito em todo o Brasil”, informou de Padilha.

Uma pesquisa encomendada pela Fundação avaliou o nível de descrença da população com a política. “Verificamos que a população não está interessada em política. Da faixa etaria de vocês não chega a 2% de pessoas que estão interessadas em política. Em média temos 10% da população que tem interesse na área. Isso quer dizer que os políticos hoje eleitos não têm legitimidade, pois 90% da população não está interessada em política”, disse.

Para Padilha, “só há um jeito de organizar a vida em sociedade e esse jeito é a política. Mas não essa política desprestigiada e sim a verdadeira política”. O parlamentar é defensor do conhecimento como meio de transformação social: “o Brasil está sendo excluído do mercado internacional pela falta de qualificação dos brasileiros, precisamos investir na educação. Nós não valorizamos o conhecimento e isso tem que mudar. País desenvolvido vende conhecimento, país subdesenvolvido vende matéria prima”.

A estrutura dos cursos de formação pelo sistema do ensino a distância (EAD) foi apresentada pelo presidente da Fundação e o conteúdo do curso específico para a Juventude, que tem linguagem destina aos jovens. O primeiro módulo tratará do que é política, poder, cidadnia, estado e democracia. O segundo módulo, tratará da participação, organização, mobilização, movimentos de juventude, políticas públicas, liderança, noções sobre o estatuto da juventude. Para concluir foi apresentado um vídeo com o modelo das aulas.

Roberta A. Ramos (FUG/PMDB)
Fonte: http://bit.ly/Formacao-Politica  

Nenhum comentário:

COMPARTILHE:

COMPARTILHE: